Conferências regionais sobre direitos da criança começam no Agreste


“Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal” é o tema da 8a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é promovida a cada dois anos pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA/PE. A primeira entre as seis regionais que serão realizadas, acontece hoje e manhã, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru - FAFICA.
A Conferência, que este ano tem o objetivo de analisar e formular as diretrizes da Política e do Plano Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, será orientada por eixos como: Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; Participação de crianças e adolescente nos espaços de construção da cidadania e Gestão da Política.
Cerca de 340 pessoas participarão do evento, entre elas representantes dos Conselhos de Direitos, Tutelares, Educação, Saúde, Assistência Social, Ministério Público, Fóruns DCA, Governo, Organizações não-governamentais e adolescentes dos municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Buíque, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Pedra, Saloá, São João, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Riacho das Almas, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova.
Na quinta e sexta-feiras, será realizada, também em Caruaru, a Conferência Regional com os representantes dos municípios de Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, São Vicente Ferrer, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes. Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó. Após as Conferências no Agreste, o CEDCA/PE vai estar em Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Comentários