História do Bom Jardim


História

O povoado desenvolveu-se no entorno de uma capela em homenagem a Nossa Senhora Santana. Seus primeiros habitantes foram mercadores de algodão do sertão da Paraíba, com grande movimento de tropeiros que buscavam o algodão bruto em Campina Grande para beneficiá-lo em Recife.




A igreja matriz, em estilo toscano, foi construída por missionários capuchinhos em 1876.



Sobre o nome Bom Jardim há uma lenda, segundo a qual o primitivo proprietário das terras da região no início do século XVIII contratou um capelão para dar assistência religiosa à população local. O capelão foi habitar em uma elevação, em um lugar cheio de árvores frondosas e paus-d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chamar o curato de Bom Jardim.



Cronologia municipal
19 de maio de 1850 - Lei Provincial 922 cria o município de Bom Jardim, desmembrado do território de Limoeiro
19 de julho de 1871 - É instalada a Câmara de Bom Jardim, conforme comunicado através de ofício em 24 de julho do mesmo ano
24 de maio de 1873 - Criação da Comarca de Bom Jardim
4 de fevereiro de 1879 - Elevação à categoria de cidade
O município, no entanto, só foi oficialmente constituído em 10 de julho de 1893, com base no art. 2º das disposições gerais da Lei 52 de 3 de agosto de 1892


Geografia
Localiza-se a uma latitude 07º47'45" sul e a uma longitude 35º35'14" oeste, estando a uma altitude de 333 metros. Sua população estimada em 2009 era de 49.924 habitantes.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Possui uma área de 208,39 km².


Relevo
O município de Bom Jardim situa-se no Planalto da Borborema, formado por maciços e outeiros altos. A altitude varia de 650 a 1.000 metros. O relevo é geralmente movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados. Os solos variam com a altitude:
Superfícies suave onduladas a onduladas: ocorrem os Planossolos, de profundidade média, ótima drenagem, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média; ocorrem também os solos Podzólicos,profundos, argilosos, e de fertilidade natural média a alta.
Nas elevacões: ocorrem os solos Litólicos, rasos, argilosos e de fertilidade natural média.
Vales dos rios e riachos: ocorrem os Planossolos, de média profundidade, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de salinização.
Ocorrem ainda afloramentos de rochas.


Vegetação
A vegetação nativa é composta por Florestas Subcaducifólica e Caducifólica, próprias das áreas agrestes.


Hidrografia
O município de Bom Jardim está situado nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Goiana. Seus principais tributários são os rios Orobó, Tracunhaém e Caiai, além dos riachos: Cachoeirinha, Modo, Câmara, Pirauá, do Tanque, Grande e Canguangue. Os principais cursos d´água são temporários. O açude Palmeirinha (6.300.000 m³) e a Represa do Rio Orobó são os principais reservatórios da região.




Aspectos sócio-econômicos
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-IDH-M é de 0,618, o que situa o município em 94º no ranking estadual e em 4348º no nacional.


fonte Wikipedia

Comentários