Cine PE: exibição de 'Boca' é interrompida por problemas técnicos



A equipe chegou a subir no palco para apresentar o longa
Foto: Divulgação

MARINA AZAREDODireto de Olinda

Tudo corria bem na sessão de Boca, de Flávio Frederico, na noite deste domingo (29) no Cine PE, em Olinda (PE). Até que a equipe do longa-metragem, que também assistia ao filme na plateia do Teatro Guararapes, começou a se agitar e, um a um, foi levantando e deixando a sala. Era o indício de que algo estava errado. Depois de alguns minutos, a projeção foi interrompida e a justificativa veio logo em seguida: após os 30 minutos iniciais, o filme havia "pulado" para o final, devido a um erro cometido na hora da montagem.

Como a plateia foi alertada de que o problema poderia demorar a ser corrigido, foi praticamente toda embora e a sala ficou quase vazia. Do lado de fora, Frederico e a equipe do longa estavam muito nervosos com a situação. "O que aconteceu foi que, do segundo rolo do filme, passamos para o último. Foi um problema na hora da montagem, algo que aconteceu aqui no festival", alegou. "Vocês estavam assistindo ao final do filme", completou (o comentário geral, no entanto, era de que ninguém havia percebido o erro até o momento da interrupção). A sessão acabou sendo cancelada e o filme ainda não tem data para ser exibido novamente.

Foi o segundo problema técnico a atrapalhar uma sessão da mostra competitiva de longa-metragens do festival. O primeiro aconteceu logo na noite de abertura, na quinta-feira, com uma falha no áudio de À Beira do Caminho, de Breno Silveira. Vários diálogos ficaram incompreensíveis, mas o filme foi exibido novamente em condições normais no sábado (28). O mesmo deve ocorrer com Boca, mas a direção do Cine PE ainda não se manifestou sobre o assunto.

Antes do início da sessão, a equipe chegou a subir no palco para apresentar o filme. A atriz Hermila Guedes, que é pernambucana, se emocionou. "Estou feliz de voltar ao Cine PE. Foi aqui que ganhei o meu primeiro prêmio", lembrou, referindo-se ao prêmio de melhor atriz pela participação no curta O Pedido, em 2000. Daniel de Oliveira também está no elenco do longa. Ele dá vida ao personagem principal, Hiroito Joanides, famoso bandido que atuou na "Boca do Lixo", região de prostituição no centro de São Paulo nos anos 50 e 60.

Curtas
Antes de Boca, foram exibidos os curtas As Folhas, do paraibano Deleon Souto, Di Melo, o Imorrível, dos pernambucanos Alan Oliveira e Rubens Pássaro, e Cesar!, do paulista Gustavo Suzuki.

Comentários