ginástica artística argolas


As Argolas são um aparelho utilizado na ginástica artística. Seu uso em competições é exclusivamente para homens. O ginasta deve realizar uma série calcada em força e equilíbrio, realizados pelos membros superiores do corpo[1].
Esta prova esta presente na disputa por equipes, concurso geral e final individual por aparelhos.
Yuri van Gelder 2008-2.jpg

História

No início dos moldes da modalidade, Jahn e Muths incluíram os aparelhos masculinos quase como se conhece hoje, com exceção das argolas[1]. Embora a existência do aparelho date de dois mil anos, só em 1842, Adolf Spiess, introduziu o que chamou de ringeschwebel, constituído de material metálico[2].
Ao longo dos anos, o material evoluiu, sendo posteriormente, coberto com couro, borracha e finalmente, composto de madeira laminada recoberta por material aderente[3][2]. Uma das maiores inovações veio através da contribuição do soviético Albert Azaryan, que, na década de 1950, executava a melhor rotina do aparelho, vencendo duas Olimpíadas e criador de um dos movimentos mais executados ainda hoje: A cruz. Sua estática na execução era considerada perfeita[2].
As argolas estão presentes nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em Atenas, 1896, tendo como primeiro campeão o grego Ioannis Mitropoulos[1].




Gostou?! Tem algo para divulgar?
Mande para nós, que a gente espalha por aqui! 

Comentários