Som Brasil: 30/11/2012 – Tropicália agita a noite do programa


O ‘Som Brasil’ do mês de novembro, que será exibido no dia 30, faz tributo ao movimento Tropicália. O gênero herdou a irreverência revolucionária da Semana de Arte Moderna para propor um cenário artístico engajado em plena década de 60. Nos palcos da atração, os convidados Felipe Cordeiro, Miranda Kassin & André Fratesch, O Terno e Rockz compõem a homenagem a essa mistura de estilos costurada originalmente por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé e outros.
A apresentadora Camila Pitanga abre a noite relembrando a essência do Tropicalismo. “Na música, além da censura militar, era preciso romper o impasse entre violão e guitarra, entre a MPB e a jovem guarda. Foi o que fizeram os tropicalistas, derrubando todas as cercas e impasses ao assumir a geleia geral brasileira. Era proibido proibir!”, recorda. Felipe Cordeiro canta “Tropicália”, “Vapor Barato” e “Alegria, Alegria”. Miranda Kassin & André Fratesch interpretam “Superbacana”, “Mamãe, coragem”, “Ando Meio desligado”. As canções “Soy loco por ti, América”,”Aquele Abraço” e “São, São Paulo” ficam por conta de O Terno. Já Rockz revisitam “Panis et Circensis”, “Geleia Geral” e “Bat Macumba”.
É neste clima de rupturas que o programa traz convidados de diferentes gêneros musicais para o encontro. Felipe Cordeiro, que começou a carreira ainda criança tocando piano e bandolim, carrega influências do carimbó e eletromelody. A dupla Miranda Kassin & André Fratesch se uniu a fim de arranjar versões próprias para suas canções favoritas. Os jovens do trio paulista O Terno têm o estilo centrado no pop com letras autorais irreverentes. E o grupo Rockz é formado por quatro rapazes que cantam o rock-punk em seus álbuns.

Comentários